Programa BRAFITEC

Um modelo de cooperação com a América Latina em matéria de ensino superior

Nascido oficialmente em 2002 e implementado em 2003, o programa BRAFITEC (BRAsil France Ingénieurs TEChnologie) permite que as escolas de engenharia francesas e as universidades brasileiras estabeleçam acordos de colaboração de pesquisa, intercâmbio de estudantes e professores nos campos da engenharia.

O programa BRAFITEC está sob a responsabilidade de um comitê de pilotagem misto, composto do lado francês dos Ministérios de Relações Exteriores (MAEDI) e do Ministério do Ensino Superior e Pesquisa (MENESR), com o apoio da a Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Engenharia (CDEFI) e, do lado brasileiro, do Ministério da Educação e da Cultura (MEC) e sua Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Agora reconhecido como um programa pioneiro de cooperação técnica e científica entre os dois países, o BRAFITEC impulsionou a criação de programas de intercâmbio semelhantes com outros países da América Latina.

Para mais informações sobre o BRAFITEC, convidamos-lhes a consultar as páginas das instituições coordenadoras do Programa:

Escolas francesas participantes do programa BRAFITEC (2013)

Escolas brasileiras participantes do programa BRAFITEC (2013)

 

Realização

Parceiros